Inscrições abertas para XVIII Campeonato e Mostra Nacional de Dança em Cadeira de Rodas

28, maio, 2019


O XVIII Campeonato e a Mostra Nacional de Dança em Cadeira de Rodas será realizado entre os dias 18 e 19 de outubro em Juiz de Fora, na UFJF. Em parceria com o NGIME/UFJF em sua 18ª edição, o evento marca a maturidade de uma expressão artística voltada para a inclusão da pessoa com deficiência. As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de setembro.

A Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas (CBDCR), responsável pela realização anual do evento, tem contribuído para a difusão da modalidade no Brasil. Uma das metas da CBDCR é a busca pelo reconhecimento da Dança Esportiva em Cadeira de Rodas/ Paradança como esporte paralímpico para os jogos de 2020, iniciativa que tem sido trabalhada pela presidência junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro(CPB).

O principal objetivo dos campeonatos, na visão da presidente Luciene Fernandes é o desenvolvimento da técnica. “Nossos atletas, a cada competição vão aprimorando o trabalho a nível nacional e se aperfeiçoando para competições internacionais”, avalia.

A CBDCR realizará no mesmo período a XVIII Mostra Nacional de Dança Artística, que acontece em conjunto com o campeonato. Sua finalidade é que cada vez mais pessoas conheçam as diversas possibilidades da dança. Neste ano, a programação inclui ainda o Simpósio de Dança em Cadeira de Rodas, que contará com diversos palestrantes para debater sobre o tema. A programação será divulgada em breve.

Dança de Cadeira de Rodas no Brasil

A Dança em Cadeira de Rodas foi sistematizada no Brasil, nos anos 80, a partir de estudos e pesquisas da profª. Drª Eliana Lucia Ferreira, atualmente coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF.

Em 2000, foi realizado na Unicamp o 1º Simpósio Nacional de Dança em Cadeira de Rodas, embrião da confederação, criada no ano seguinte, que tem possibilitado aos cadeirantes explorar a dança em cadeira de rodas em seus formatos artístico e esportivo.

Pós-Graduação em DCR

Um destaque deste ano é a conquista inédita da aprovação da Pós-Graduação em Dança em Cadeira de Rodas, que será realizada pela CBDCR em parceria com o NGIME/UFJF, o que representa a consolidação de 19 anos de história, dessa vez capacitando novos profissionais para o ensino da dança em cadeira de rodas no país. Novas informações serão divulgadas em breve.

Faça já sua inscrição!

Regulamento XVIII Campeonato de DCR 2019

Ficha de inscrição XVIII Campeonato de DCR 2019

Regulamento XVIII Mostra Artística de DCR 2019

Ficha de Inscrição XVIII Mostra Artística de DCR 2019

Ficha Médica Individual – Todos os atletas participantes da competição e da mostra devem obrigatoriamente preencher esta ficha.


CBDCR

Rua Benedito Sérvulo Santana, 501 - sala 02 - Bairro Vila Lavínia Cep: 08735-430 Mogi das Cruzes-SP Telefone: (83) 998448156