Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas

Confederação promove Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas

 

Palestrantes na conferência de abertura do simpósio

Palestrantes na conferência de abertura do simpósio

O XI Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas, realizado de 26 a 28 de novembro na UFV, foi uma realização da Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas em conjunto com a UFJF, através do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância. Em sua 11ª edição, teve como tema “O Corpo: do singular ao plural no espaço da diversidade”. 

Representando a CBDCR, a presidente Luciene Rodrigues Fernandes deu boas vindas aos participantes, em conjunto com a coordenadora do NGIME, Eliana Lucia Ferreira.  A proposta do simpósio foi  promover o debate através do diálogo 

Eliana (NGIME) e o prof. Evandro Passos, especialista em dança afro

Eliana (NGIME) e o prof. Evandro Passos, especialista em dança afro

em diferentes perspectivas sobre o corpo e sua singularidade atravessado pela dança, sempre pensando na cadeira de rodas como a extensão do próprio corpo, que permeia a relação entre a diversidade e a singularidade. A programação do evento contou com mesas redondas, workshops, apresentação de trabalhos teóricos e espetáculos, explorando toda a beleza e plasticidade da dança. Para enriquecer a troca de experiências, o evento contou com a  participação especial do bailarino e coreógrafo Evandro Passos, especialista em dança afro contemporânea. 

Em toda sua história o evento é, pela primeira vez, recebido em uma faculdade de dança, ao contrário dos anos anteriores quando era realizado em faculdades de educação física, o que reforça seu reconhecimento enquanto modalidade artística. Bianual, o próximo simpósio será realizado em 2020. A Confederação já está nos preparativos, em breve noticiaremos, aguardem. 

Confira as fotos:


Correspondências

Rua Benedito Sérvulo Santana, 501 - sala 02 - Bairro Vila Lavínia Cep: 08735-430 Mogi das Cruzes-SP Telefone: (83) 998448156